O fantástico mundo do Museu da BMW



Projetado pelo professor e arquiteto vienense Karl Schwanzer, o Museu da BMW, localizado perto do Olímpia Park em Munique, Alemanha, foi inaugurado em 1973. Contudo, na primavera de 2002 iniciaram-se, então, os planos de reforma do museu, seguida por uma radical reconstrução em 2004; e finalmente em junho de 2008, o museu foi reaberto trazendo em seu novo conceito, a ênfase em se posicionar como um museu de marca.

O museu mostra o desenvolvimento técnico da BMW ao longo de sua história e as impressionantes coleções de carros. São desde motores, turbinas, aeronaves, motocicletas e veículos. Sua arquitetura traz aspectos dinâmicos e de extensão urbana, ou seja, continuação da rua em espaço fechado, onde a arquitetura contemporânea interage com os edifícios históricos, da mesma forma como a marca é sempre definida: referência de inovação em design e engenharia.

Quanto aos responsáveis pela sua reforma, o projeto de arquitetura, planejamento e exposições ficou com o Atelier Brückner; projeto de mídia espacial e instalações interativas com a ART+COM; o projeto de iluminação geral com a suíça Delux AG e a restauração da "concha" do edifício e os aspectos técnicos ficaram com a ASP Schweger Associates.

Tríade BMW e sua estrutura

Para se ter uma melhor noção quanto ao tamanho, o complexo da BMW é formado pelo BMW Welt, a fábrica e o Museu. Este último é composto pelo Museum Bowl (que carrega a logo no telhado), mais os arranha-céus conhecidos como os 4 cilíndros, além dos baixos edifícios adjacentes.

O Museum Bowl foi conectado aos baixos edifícios adjacentes para aumentar a área de exposição: os originais 1.000 metros quadrados passaram para 5.000 metros quadrados. A nova área do museu oferece, hoje, espaço suficiente para apresentação de cerca de 125 exposições. Esse edifício foi projetado como um "corpo auto-sutentável": a casca de concreto armado suporta o telhado e o caminho em espiral dentro do museu se apóia totalmente nas colunas que suportam as quatro plataformas que aumentam constantemente de tamanho conforme vai se subindo os andares.

A fachada prata futurista dá a impressão de um espaço muito fechado, porém o que se vê lá dentro é um espaço bem generoso e muito bem iluminado, com paredes de LED com vídeos que criam um ambiente interativo. A sua base circular alarga de 20 metros a 40 metros de diâmetro. Já nos outros edifícios, os tetos foram removidos e o seu interior foi substituído por uma arquitetura contemporânea de aço e vidro para criar, conscientemente, um grande contraste com o Museum Bowl.

Os materiais mais utilizados foram vidro, aço inoxidável, alumínio e corian branco (material altamente exclusivo para interiores).

Conceito e Design

O conceito da exposição não é somente mostrar a história cronológica da BMW, mas também destacar temas específicos e linhas de desenvolvimento que se iniciaram no passado, se mostra no presente e inspira o futuro.

Segundo o professor Uwe R. Brückner, arquiteto que criou o novo museu, foi importante criar uma estrutura arquitetônica de longo prazo para que ela seja capaz de ligar a arquitetura original de "Museum Bowl" da década de 70, com a elegância atemporal do estilo atual e ainda com a arquitetura de mídia do século XXI.

Além disso tudo, para sustentar a idéia de mobilidade urbana dentro do museu, seu entorno é caracterizado por ruas, praças, pontes, casas e um terraço que nos leva para dentro do museu, cujo piso é constituído por um asfalto especial lembrando o sabor da estrada.

A parte superior do Museum Bowl, nas plataformas quatro e cinco, é uma projeção panorâmica de 360 graus causando um efeito de um redemoinho, o visitante é puxado para cima e atraído para dentro da sinfonia visual.

As plataformas de exibição parecem flutuar organizadamente ao longo da rampa de kilômetros de extensão, que conduz os visitantes aos cinco andares do edifício. O "Museum Bowl" é reservado para exibições temporárias, enquanto que os edifícios adjcentes aos quais está ligado abrigam sete salas de exposições cada qual com sua própria identidade.

As experimentações no interior de museu envolvem muita mídia interativa, sistemas de som, luzes e vídeos que são completados pela arquitetura moderna de aço e vidro que compõe o interior do museu.

Rota Turística

A rota turística conduz os visitantes às 25 áreas de exibições e foi planejada para não haver cruzamentos entre si. Os temas do museu são dedicados à companhia, motocicletas, tecnologia, motos esportivas, séries e a própria marca que são apresentados cada um em uma sala.

A entrada é no piso térreo e dispõe de um vestiário e recepção. Primeiro, o visitante sobe em um espiral ascendente no edifício para visitar as exposições. Slideshows e exposições em profundidade estão localizados em quatro "ilhas" dentro do edifício. Depois do "looping", os visitantes alcançam o andar superior, onde há exposições individuais, uma pequena sala de cinema e várias exposições interativas que explicam mais sobre a tecnologia. Por fim, uma escada rolante conduz os visitantes de volta para o piso térreo.

Pisos de vidros e grandes portas provocam a curiosidade do visitante, pois oferecem uma breve visão das salas de exposição, os atraindo para dentro delas.

Paredes com conceito "Mediatecture"

A empresa de Berlim ART+COM desenhou uma instalação de paredes de LED em 25 das salas de exposição do museu, transformando o seu interior num imenso painel de vídeo a que seus autores atribuíram à designação de "mediatecture", uma lúdica combinação de mídia com arquitetura.

A G-LEC, empresa de tecnologia visual, desenvolveu painéis, que consistem num sistema de placas brancas de circuito impresso, flexíveis e com díodos distribuídos de forma uniforme, num pitch de 20 mm. Dessa forma, independentemente de como as placas possam ser recortadas de forma a cobrir qualquer canto e obstáculo arquitetônico das superfícies do edifício, algumas das quais arredondadas, torna-se possível controlar cada um dos 1.750.000 LED instalados.

A instalação no museu apresenta uma superfície de 700 metros quadrados coberta com estes painéis a temperatura de cor exata de 5600ºK, onde mais de 1,7 milhões de diodos emissores de luz foram utilizados permitindo criar imensos efeitos de variação nos interiores, já que todas as superfícies podem exibir vídeo dando uma nova atitude dinâmica.

Neste caso, as placas foram revestidas com placas de vidro fosco para uniformizar completamente a luz e as imagens que mapeiam as superfícies, sendo que a solução é complementada por sistemas específicos de montagem em paredes ou tetos, com juntas específicas para esconder as transições entre painéis, permitindo a manutenção pela frente ou por trás.

Viagem pelas Salas de Exposição

Cada sala de exposição tem sua própria linguagem e sua própria identidade. Porém existem elementos em comum entre elas que aparecem nos diferentes pisos do museu criando uma organização temática vertical. Nota-se também, que cada sala de exibição destaca um objeto ou uma linha de desenvolvimento que se deu através dele.

Existem duas entradas para o museu, uma passa pelo shopping e a outra é adjacente ao café-bar. O saguão da entrada permite uma visão da parte central, o coração do museu da BMW, o BMW Platz. Ali o visitante passa diversas vezes e sempre experimenta novas perspectivas. O Platz tem uma linguagem urbana, dinâmica e elegante. Fachadas de vidro, aço polido de alta qualidade e um terreno de asfalto polido expressam uma percepção espacial sempre em constante movimento.

Aqui são apresentados alguns carros da BMW que fazem o visitante se adentrar no museu. Através dos painéis de vídeo, os carros passam entre os visitantes como paisagem em movimento e contrabalanceiam a arquitetura marcada pelos tons brancos e cinzas que se espalham por todo museu.
As fachadas ou paredes das salas de exibições do entorno do BMW Platz foram projetadas como "Mediatecture", e mostram os motivos e temáticas expressivas e abstratas da BMW como, por exemplo, o prazer de dirigir.

Há uma escultura cinética constituída de 714 bolas de metal penduradas, que traduzem metaforicamente os temas dos projetos na sala. A escultura se transforma em formas típicas de veículos BMW.

O tamanho e a forma dessas imagens se transformam como espelhos dentro do "Treasure Trove", tomando espaço dentro do estúdio. A BMW projeta ícones que são refletidos através de campos retangulares, ao mesmo tempo em que projetistas falam através de vídeo e áudio deixando a inspiração no espaço.

É exibida a história da empresa em diferentes aspectos que são colocados em uma linha do tempo criada através de uma construção tridimensional. Altas mesas suportam tablets onde o visitante pode folhear vários tópicos e recuperar informações absorvendo a fundo a história da BMW.

A BMW é o único fabricante "Premium" que desenvolve carros e motocicletas no mundo. Dedicando, portanto, uma sala exclusivamente para motocicletas. Aqui, uma valiosa coleção de veículos duas rodas é apresentada como objeto estético na parede feita com aço de alta qualidade.

Atrás de cada motocicleta, é apresentado um gráfico ilustrando as inovações relacionadas àquela motocicleta. Só de passar, o visitante pode claramente entender o que está sendo mostrado sem necessidades de se aprofundar na visita.

O visitante entra na sala da "Construção Leve – menos é mais", ou seja, aqui são mostrados como o peso dos carros e motocicletas pode ser reduzido através da construção, tecnologia e material.

Um dos materiais mais usados, o Transquieto, um vidro acrílico microperfurado que é usado como material de produção espacial é uma estrutura com centenas de pequenos orifícios que absorvem as ondas sonoras. Este material é, portanto, especialmente adequado para melhorar a acústica de um quarto. Além de ser a maior parte formadora desta sala, outras salas também usam este material. Painéis de Transquieto são usados para elucidar as inovações tecnológicas de motores de seis cilindros.

A última parte desta sala se foca na aerodinâmica, com o tema: "Aerodinâmicas. Moldadas pelo vento". Esta área tem a aparência de um túnel de vento formada com folhas de Transquieto emitindo pulsos sincronizados de luzes. Uma grande projeção mostra as forças e os efeitos da aerodinâmica nos veículos, e como isso sua importância durante o processo de desenvolvimento. A música desta sala foi baseada no som de um verdadeiro túnel de vento.

Através de uma ponte, o visitante sai da Sala da Tecnologia e entra na sala das Motos Esportivas, onde é destacada toda história do esporte de corrida da BMW. Essas corridas são introduzidas em um mapa da Europa para dar uma noção geográfica do contexto. Filmes e fotos mostram informações adicionais e refletem a fascinação das corridas e dos veículos.

A área "Touring Cars. Na pista mais rápida" é o clímax cenográfico da Sala das Motos Esportivas. Cinco exibições são formadas usando performances de exibição de mídia. Contando também com a ajuda do uso de documentário, som e efeitos dinâmicos de iluminação que geram uma atmosfera de tensão das corridas. No lado oposto da sala, um documentário usa o emocional puxando o visitante para os acontecimentos. O mega som tocado por uma banda de rock expressa o drama dos acontecimentos e os sentimentos de sucesso e paixão.

Apresenta as políticas de sucesso das linhas dos modelos BMW. Esta sala é ladeada de instalações não antes vistas que atravessam toda a estrutura do edifício. As plataformas de estrutura delicada e transparente mais os cabos de aço formam a Torre de Classe, onde importantes BMWs parecem flutuar em suas posições. Ali também se encontra um palco feito de jacarandá indiano que exibe antigos e luxuosos sedãs.

Este espaço mostra como em 1978, a BMW se tornou a primeira montadora de carros a ter uma produção de carros esportivos em série. O visitante pode também recuperar ruídos de um motor específico, pois um método de gravação especial permite uma experiência de som impressionante.

O fenômeno da marca BMW é finalmente exibido nesta sala. Portanto, aqui o visitante é o centro das atenções, aqui se fala sobre a comunicação da BMW com o cliente em duas áreas. Na primeira, se documenta as experiências de clientes com suas BMWs e a segunda, foca a comunicação da BMW com seus clientes.

Museum Bowl


Também conhecido como saladeira ou caldeirão branco, no hall do "Museum Bowl" tem se a exposição "Visões. Maneiras no futuro." Que demonstra o compromisso da BMW no campo da sustentabilidade e redução de combustível, enquanto continua a aumentar seu desempenho.

A exposição central é o BMW H2R, um carro movido a hidrogênio com uma pele exterior de plástico de carbono, que pode atingir uma velocidade de até 200 quilômetros por hora. Bolas de plástico translúcido e fixadas no corrimão dão rítmo à rampa e incluem textos e informações gráficas sobre os automóveis expostos e seu contexto cronológico. Aqui, os carros-conceitos são apresentados em pedestais rotatórios iluminados por baixo.

Mais que um sucesso

Depois de passar por todas essas experimentações, sensações e adquirir um novo sentimento de grandiosidade, o visitante entende que o museu faz sucesso não somente pelo fato de apresentar a história e coleções da BMW, mas também por fazê-lo experimentar através da interação de seus sentidos com o museu, as linhas de tecnologia e desenvolvimento de cinco anos de geração BMW. Justificando, assim, as 250.000 visitas por ano, por pessoas vindas de diversas partes do mundo!

Fotos de carros : Veterancar
Fonte texto: Metalica

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