Etios brasileiro é revelado no Japão


A Toyota acaba de revelar no Japão os traços definitivos do seu compacto para o mercado brasileiro, o Etios, em versões hatchback e três volumes. Apesar de desenvolvidas simultaneamente com os carros indianos vendidos com o mesmo nome, os veículos avaliados por QUATRO RODAS têm motorização diferente e um estilo mais sólido do que o modelo indiano, revelado em nossas páginas no ano passado. Confira uma prévia do Impressões ao Dirigir que você poderá ler na edição de julho.

ESTILO 


Os carros que serão produzidos em Sorocaba conservam os mesmos traços dos similares indianos e também as dimensões de 3,78 metros de comprimento e 2,46 metros de entreeixos. Seguindo uma filosofia que a Toyota chama de "simplicidade ousada", o design é enxuto, sem linhas excessivas. Mas, em relação aos Etios indianos os dois modelos brasileiros foram repaginados para um consumidor mais exigente. Os bancos são mais espessos, com apoios para a cabeça separados no banco de trás, plásticos de melhor qualidade no interior e um isolamento de ruídos bem mais caprichado.

MOTOR

Na versão hatchback, haverá motores 1.3 e 1.5, ambos com 16 válvulas. Na com quatro portas, apenas a versão mais possante. Por uma questão de estratégia, a Toyota não divulgou a potência e nem o toque de nenhuma das duas. Segundo Akio Nishimura, chefe de projeto, nas configurações brasileiras, o Etios hatch 1.3 acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 (com álcool no tanque), 12,5 km/h, com gasolina. O câmbio tem cinco marchas.

EQUIPAMENTOS 

Os Etios têm bancos de tecido reguláveis manualmente, ar-condicionado regulável, rádio com CD-Player e entrada USB. Todas as versões têm freios com ABSe airbag duplo. O hatch sai de fábrica com aerofólio traseiro de série. No similar indiano esta peça é um acessório à parte.

PREÇO

Ainda não foi divulgado. Os executivos da Toyota prometem preços "competitivos" para encarar Gol e Palio na versão hatch, e Voyage e Logan no caso do sedã. A meta é vender 70 mil Etios no Brasil nos primeiros doze meses de produção.

4 Rodas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seu comentário é muito importante!