Modelo será lançado durante o Salão de Detroit, nos Estados Unidos.
Clássico norte-americano será 'ressuscitado' com plataforma italiana.
Após divulgar fotos de pequenas partes do novo Dodge Dart, a marca do grupo Chrysler resolveu mostrar o carro inteiro antes da estreia oficial do modelo no Salão de Detroit, que abre para a imprensa nesta segunda-feira (9). O novo sedã médio foi “ressuscitado” com linhas completamente renovadas, mas com herança do modelo de sucesso das décadas de 1960 e 1970.
No design, o carro ganha ainda linhas que lembram o modelo Neon, sucesso da década de 1970, como a frente baixa e inclinada para cima.
No entanto, a nova “alma” do carro nada tem de norte-americana. O carro foi desenvolvido pela Fiat, a acionista majoritária do grupo Chrysler, e é uma adaptação do italiano Alfa Romeo Giulietta. Em comparação com a Giulietta, o Dart tem distância entre-eixos mais longa. O Dart 2013 estará disponível em nas versões SE, SXT, Rallye, Limited e R/T.
Dodge Dart vai concorrer com o Ford Focus e o Chevrolet Cruze nos EUA (Foto: Divulgação)
Já foram confirmados três motores a gasolina de quatro cilindros, dois aspirados e um turbinado. Os propulsores 2.0 e 2.4 têm 160 cavalos e 184 cv de potência, respectivamente, enquanto o premiado 1.4 Multiair Turbo desenvolve 160 cv.
As transmissões também têm assinatura do grupo italiano: uma manual de seis marchas e outra robotizada de dupla embreagem e também de seis marchas. Em 2013, a montadora afirma que pretende disponibilizar um câmbio de nove marchas, ainda em desenvolvimento pela alemã ZF.
O Dart vai substituir o Caliber. Nos Estados Unidos, o modelo vai concorrer com Toyota Corolla, Honda Civic, Ford Focus, Chevrolet Cruze e Hyundai Elantra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Seu comentário é muito importante!