7 hábitos que diminuem a vida útil do seu carro

Toda pessoa que se preocupa com segurança no trânsito quer manter o carro sempre tinindo para evitar probleminhas indesejados. Contudo, algumas atitudes do dia a dia podem comprometer a vida útil do veículo, desgastando as peças e obrigando a motorista a trocá-las antes do previsto. Descubra se você está cometendo algum desses erros e mude seus hábitos.

Andar com o combustível na reserva

Quem anda com o carro na reserva corre o risco de ficar parada no meio da rua por causa de uma pane seca e ainda superaquece a bomba de combustível. Gasolina e álcool retiram o excesso de calor da peça, funcionando como um refrigerador natural. Quando o carro fica na reserva, essa troca não acontece e a bomba pode até parar de funcionar.

Passar em lombadas e valetas na diagonal

Passar por lombadas e valetas colocando uma roda de cada vez pode torcer a carroceria do veículo. Essas torções podem romper pontos de solda, provocando aqueles barulhinhos que demoramos para descobrir de onde vêm. Ao atravessar um desses obstáculos, mantenha o carro na perpendicular e reduza a velocidade.

Descer desengrenado

Além de não economizar combustível, como muitos acreditam, descer com o carro na banguela superaquece os freio e aumenta o desgaste das pastilhas. Se não bastasse estragar o carro, o hábito ainda coloca em risco a segurança de quem está a bordo.

Descansar o pé na embreagem

A prática diminui consideravelmente a vida útil das peças que compõem o sistema. Melhor evitar, não é?

Não trocar o óleo

O óleo do motor evita o atrito entre as peças e garante o bom funcionamento de todo o sistema mecânico. Com o tempo, o produto acumula partículas e sujeiras que interferem na sua eficiência, por isso, é fundamental trocá-lo periodicamente. Dê uma olhadinha no manual do fabricante para saber qual é a hora certa de fazer essa manutenção.

Andar com o carro desalinhado

Manter o carro sempre alinhado é fundamental para garantir a segurança, conservar as peças e economizar combustível.  Fazer essa manutenção a cada 10 mil km contribui para evitar o desgaste prematuro dos pneus e dos sistemas de suspensão e direção.

Atravessar enchente

Durante uma enchente, a água que entra no veículo pode afetar a parte elétrica e provocar um curto circuito, além de enferrujar a parte interna do motor. Quando se deparar com uma área alagada, estacione e espere em um local seguro. É melhor não arriscar o carro e a sua segurança por causa de alguns minutinhos. Aproveite e confira algumas dicas para não comprar um carro que passou por enchente.

Br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seu comentário é muito importante!