Barulho do Bem

Estranho falarmos de algo que incomoda, mas que de alguma maneira não trás danos nenhum a nós, nem ao meio de transporte, estou me referindo ao barulho causado pela pastilha de freio, uns falam chio, chiado, outros assovio, seja lá o nome que se dê, isto é mais comum do que parece, ocorre através do contato da pastilha de freio com o disco freio.

        Não era assim no passado, quando a pastilha de freio continha em sua composição  amianto (asbesto), com a sua retirada, ela se tornou mais dura. Isto se deu por que o tal amianto, é uma substancia nociva a vida humana, comprovadamente substancia cancerígena, no governo do então  presidente da republica do Brasil,  Sr. Fernando Henrique Cardoso, através da LEI FEDERAL Nº 9.055, DE 1 DE JUNHO DE 1995, foi extinta o uso desta substancia, para estes fins.

Porem, nas pastilhas de freio, este problema tomou outra proporção, ao ponto de serem criadas comunidades, diversos fóruns de discussão foram abertos e em sites de pesquisa como GOOGLE, dezenas de milhares de páginas são encontradas quando se digita: problema de chiado em freio, contendo reclamações, muitas vezes exaltadas, de consumidores extremamente descontentes com o problema. Pesquisas realizadas mostram que 100% das oficinas mecânicas e concessionárias de automóveis têm um grande gasto mensal com troca de pastilhas de freio e outros procedimentos, visando sanar as reclamações de seus clientes, com os ruídos no sistema de freio.

       Os ruídos podem atingir alta freqüência, superiores a 5.000 Hz, causando um grande desconforto ao ouvido humano. A origem do ruído está na vibração que ocorre entre o corpo rígido da pinça de freio e  as pastilhas, quando o freio é acionado.

       Existem poucas soluções viáveis sendo aplicadas. Uma delas é o uso dos “shims”, que são materiais sanduíches, compostos por lâminas de aço, outra solução é a aplicação por spray, de revestimentos flexíveis sobre as pastilhas de freio. No primeiro caso, o custo é o grande problema, além da dificuldade de encontrar o material para uma série de modelos de automóveis e para o segundo, o material utilizado é inflamável, necessita de várias aplicações, encarecendo seu uso, emite solventes que poluem a atmosfera, geram grande resíduo, e não se mostram eficientes em 100% dos casos. Neste contexto foi desenvolvido um revestimento à base de água, isento de metais pesados, que há vários anos é utilizado por grandes fabricantes de pastilhas de freio no Brasil, denominado FREIO ZEM.

O revestimento anti-ruído, como é denominado pelas montadoras, vem sendo utilizado há anos pelos grandes fabricantes de pastilhas de freio, restrito aos carros originais de montadora.

O FREIO ZEM, tem como principais pontos positivos:

· Único material à base de água e isento de metais pesados no Brasil;
· Não lança solventes na atmosfera;
· Fácil aplicação;
· Secagem rápida;
· Resistência à corrosão;
· Resistência em alta temperatura;
· Em uso pelas montadoras há 17 anos.

Este isolante a base de água é aplicado na parte de traz da pastilha de freio onde ocorre o contato com a pinça de freio ocasionando o ruido, com este produto o atrito acontece no isolante e assim eliminando totalmente o ruído, também dissipa o calor produzido pelo atrito.

Abaixo seguem algumas fotos do sistema de freio e de algumas técnicas para eliminar os ruídos:




Métodos para eliminar os ruídos:


USO DO FREIO ZEM

VÍDEO SOBRE ESTE PRODUTO

ENCONTRE ESTA SOLUÇÃO EM NOSSA LOJA VIRTUAL:

FREIO ZEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seu comentário é muito importante!