Quando trocar as palhetas do meu carro?



As palhetas do limpador de parabrisas são consideradas itens de segurança, segundo as normas brasileiras, e realmente são. Responsáveis por manter a visibilidade do motorista, estes componentes podem ser facilmente encontrados e, geralmente, têm preços muito acessíveis. A vida útil destas peças não depende somente da quantidade de sua utilização e devem ser trocadas assim que começarem a apresentar ineficiência.

Que em dias chuvosos o motorista deve ter atenção redobrada ao dirigir, todos sabem. O que muitos não percebem é que o dobro de atenção, talvez ainda seja pouco. Além de prestar muito mais atenção no trânsito em si, o motorista deve ficar atento ao funcionamento dos limpadores de parabrisas (em muitos carros, dianteiro e traseiro), regulando sua velocidade conforme a quantidade de chuva que cai, além dos defeitos na pista que podem estar camuflados pela água. Se a chuva for pouca, a velocidade do limpador deve ser menor, senão logo começa o ruído da borracha sobre o vidro. Se a chuva for intensa, aceleramos a velocidade dos limpadores ou a visibilidade logo desaparece. São frações de segundos que se perde de atenção ao trânsito, o que pode causar acidentes.
O fim da vida útil das palhetas pode ser facilmente detectada. Os principais indicadores de palhetas desgastadas são rachaduras e empenamento da lâmina. É comum, também, perceber a lâmina rasgando-se do conjunto.

Estes sintomas são refletidos no mal funcionamento do sistema de limpadores de parabrisas. Quando as palhetas chegaram a este estado, você provavelmente perceberá que a limpeza do vidro não ficará 100%, e verá uma destas reações a seguir.

Assim como quase todos os produtos, existem várias faixas de preços, diretemante proporcionais à qualidade dos mesmos. Como estamos falando de um item de segurança, fica a recomendação de sempre ter um jogo de palhetas reserva, guardado no porta-malas, ou na sua garagem. Mas prefira marcas que você conhece, preferencialmente, em embalagens lacradas.
Outra dica interessante: mantenha sempre abastecido com água limpa o reservatório dos lavadores e, se possível, adicione o aditivo específico para limpeza dos vidros, para facilitar o trabalho das palhetas e aumentar sua eficiência e protegendo o vidro de riscos e arranhões.




Catálogo abaixo 

( No final mostra as polegadas e os tamanhos )


Catalogo DYNA Palhetas 2011


Motor s/a

Para que continuemos a trazer dicas para você, precisamos que você ajude na divulgação de nosso blog e de nossa loja virtual! Obrigado!

2 comentários:

  1. Opa, otima dica, assim vou trocar na hora certa as palhetas do meu carro!! obrigado pela dica!!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza! Só lembra de comprar na Luauto! hehe

    ResponderExcluir

Comente! Seu comentário é muito importante!