Quando Surgiu? #10 DODGE DART SE


Dodge Dart SE 1972 - Verde Tropical

 Com a carroceria coupe tendo gerado o Charger e o esportivo Charger RT em fins de 1970, a equipe de estilo da Chrysler do Brasil resolveu criar um carro que pudesse oferecer toda a potência do motor V8 318, mas que não custasse tanto quanto os exorbitantes Cr$48785 do Charger RT, ou até mesmo o Dart coupe, com preço de pouco mais de Cr$34000.

O projeto, capitaneado por Celso Lamas, foi apresentado no dia 24 de maio de 1972, e evidenciou um cuidado com detalhes que o tornassem esportivo, sem ter aquela aparência de carro “pelado”. O uso em profusão de detalhes pintados de preto, e a retirada dos frisos cromados, deixou o carro com um apelo jovem, que foi bastante explorado pelo departamento de marketing da Chrysler em propagandas. O próprio anúncio do carro, em revistas da época, deixava explícito seu caráter esportivo, e o fato que custava consideravelmente menos que os outros Dodges da linha. A propaganda,contendo um modelo Amarelo Boreal, ficou conhecida pela sua irreverência, e em brincar com o preço do carro, e sua esportividade voltada aos jovens.
Anúncio de lançamento do Dart SE 1972
Os Cr$29868 que custava, colocavam-no na mesma faixa de preços dos Chevrolet Opala 4 cilindros Deluxo, e o modelo 6 cilindros Especial.

Na edição de junho de 1972, a revista Quatro Rodas mostrou que o carro possuía um motor excelente, e os mesmo problemas que os outros modelos da Chrysler já haviam apresentado. Principalmente um acabamento pobre, e que não condizia com o valor do carro. Outra crítica, aos bancos sem trava de segurança, foi discutida na edição de julho de 1972 da AutoEsporte.
No mais, o carro recebeu elogios a mecânica e seu estilo inovador, que mesmo não tendo sido o primeiro carro nacional com o capô pintado de preto, esta acabou virando sua marca registrada.

OS DETALHES
Por ser um carro espartano, todo modelo de Dodge SE 1972 vinha sem:
• Rádio
• Esguicho de água do para brisa
• Acendedor de cigarros
• Extintor de incêndio
• Triângulo de emergência

As rodas eram modelos Rallye básicas, ainda sendo do modelo com janelas grandes. As calotas eram únicas ao modelo SE, e os piscas eram brancos, remanescentes do estoque do ano anterior, já que os outros modelos de Dart do mesmo ano possuíam lentes na cor âmbar.
O volante, esportivo, era o mesmo utilizado no Charger, mas com um botão de buzina diferente, e que já no ano seguinte seria descontinuado, pois dava uma aparência muito rudimentar ao conjunto.
Volante esportivo e espartano
O painel não possuía tabelier, e era totalmente pintado de preto, sendo que o porta-luvas possuía um botão sem chave.
O motor era o mesmo V8-318 dos outros Dodge Dart, com 198cv, e uma caixa Clark de 3 velocidades,com trambulador no assoalho. A manopla do câmbio também era utilizada apenas neste modelo.
Manopla utilizada em todos os anos do modelo
Os bancos dianteiros, eram separados e menores que os utilizados no Charger RT, por isso davam a impressão de o interior do carro ser maior. Já o revestimento dos bancos, tanto dianteiros quanto traseiros, era composto de um material plástico, com uma estampa quadriculada, nas cores preta e branca.

Estofamento quadriculado,esportivo e diferente
O retrovisor externo, idêntico aos Dart de Luxo, porem pintado de preto fosco, assim como as lanternas traseiras, que eram as mesmas dos outros carros da linha 72, mas não apresentavam cromados, e sim, a cor preta característica do modelo.

Traseira com sinaleiras pretas que completavam a faixa
O modelo era tão básico, que até mesmo uma tampa sem chave, na cor do carro, era padrão para o bocal do tanque.

As cinco cores disponíveis para os Dart SE72 eram:
• Amarelo-boreal
• Verde-tropical
• Vermelho-SE
• Amarelo-Enxofre
• Branco Polar

Dodge Dart SE 1972 - Vermelho SE
Por ser o modelo de entrada da linha Dodge, a grande maioria dos SE vendidos saiu da concessionária repleto de opcionais que melhoravam seu conforto, principalmente ar-condicionado, direção hidráulica e rádio. Inúmeros carros ganharam vinil preto no teto, e conta-giros.

OS NÚMEROS

Todos os Dodges possuem uma plaqueta de identificação, dentro do cofre do motor, na parede corta-fogo, logo abaixo do motorista, sendo assim, todos os SE são identificados por ter um LE-23 estampado no campo “modelo”. Já as cores são identificadas como sendo:
• Amarelo-boreal(Y5)
• Verde-tropical(V2)
• Vermelho-SE(R4)
• Amarelo-Enxofre(Y8)
• Branco Polar(W3)

Guia dos antigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seu comentário é muito importante!