Dodge Dart SE 1972 - Verde Tropical |
Com a carroceria coupe tendo gerado o Charger e o esportivo Charger RT em fins de 1970, a equipe de estilo da Chrysler do Brasil resolveu criar um carro que pudesse oferecer toda a potência do motor V8 318, mas que não custasse tanto quanto os exorbitantes Cr$48785 do Charger RT, ou até mesmo o Dart coupe, com preço de pouco mais de Cr$34000.
O projeto, capitaneado por Celso Lamas, foi apresentado no dia 24 de maio de 1972, e evidenciou um cuidado com detalhes que o tornassem esportivo, sem ter aquela aparência de carro “pelado”. O uso em profusão de detalhes pintados de preto, e a retirada dos frisos cromados, deixou o carro com um apelo jovem, que foi bastante explorado pelo departamento de marketing da Chrysler em propagandas. O próprio anúncio do carro, em revistas da época, deixava explícito seu caráter esportivo, e o fato que custava consideravelmente menos que os outros Dodges da linha. A propaganda,contendo um modelo Amarelo Boreal, ficou conhecida pela sua irreverência, e em brincar com o preço do carro, e sua esportividade voltada aos jovens.
Anúncio de lançamento do Dart SE 1972 |
Na edição de junho de 1972, a revista Quatro Rodas mostrou que o carro possuía um motor excelente, e os mesmo problemas que os outros modelos da Chrysler já haviam apresentado. Principalmente um acabamento pobre, e que não condizia com o valor do carro. Outra crítica, aos bancos sem trava de segurança, foi discutida na edição de julho de 1972 da AutoEsporte.
No mais, o carro recebeu elogios a mecânica e seu estilo inovador, que mesmo não tendo sido o primeiro carro nacional com o capô pintado de preto, esta acabou virando sua marca registrada.
OS DETALHES
Por ser um carro espartano, todo modelo de Dodge SE 1972 vinha sem:
• Rádio
• Esguicho de água do para brisa
• Acendedor de cigarros
• Extintor de incêndio
• Triângulo de emergência
As rodas eram modelos Rallye básicas, ainda sendo do modelo com janelas grandes. As calotas eram únicas ao modelo SE, e os piscas eram brancos, remanescentes do estoque do ano anterior, já que os outros modelos de Dart do mesmo ano possuíam lentes na cor âmbar.
O volante, esportivo, era o mesmo utilizado no Charger, mas com um botão de buzina diferente, e que já no ano seguinte seria descontinuado, pois dava uma aparência muito rudimentar ao conjunto.
Volante esportivo e espartano |
O motor era o mesmo V8-318 dos outros Dodge Dart, com 198cv, e uma caixa Clark de 3 velocidades,com trambulador no assoalho. A manopla do câmbio também era utilizada apenas neste modelo.
Manopla utilizada em todos os anos do modelo |
Estofamento quadriculado,esportivo e diferente |
Traseira com sinaleiras pretas que completavam a faixa |
As cinco cores disponíveis para os Dart SE72 eram:
• Amarelo-boreal
• Verde-tropical
• Vermelho-SE
• Amarelo-Enxofre
• Branco Polar
Dodge Dart SE 1972 - Vermelho SE |
OS NÚMEROS
Todos os Dodges possuem uma plaqueta de identificação, dentro do cofre do motor, na parede corta-fogo, logo abaixo do motorista, sendo assim, todos os SE são identificados por ter um LE-23 estampado no campo “modelo”. Já as cores são identificadas como sendo:
• Amarelo-boreal(Y5)
• Verde-tropical(V2)
• Vermelho-SE(R4)
• Amarelo-Enxofre(Y8)
• Branco Polar(W3)
Guia dos antigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Seu comentário é muito importante!