O perigo da privação do sono para o motorista
Um final de noite, o cansaço, a monotonia de uma estrada ampla e longa. Existem muitas razões para um motorista ficar sonolento ao volante. Independente da causa, as consequências podem ser devastadoras. A proporção de acidentes causados pelo cansaço dos condutores varia de um estudo para outro, mas normalmente gira entre 15% e 60%. As pesquisas também mostram que este tipo de acidente é muitas vezes mais graves do que as colisões causadas por outros fatores, já que os tempos de reação são retardados.
"Esta comprovado que dirigir cansado é tão perigoso quanto dirigir com álcool no sangue", diz o pesquisador do sono e professor da Karolinska Institutet e da Universidade de Estocolmo, Torbjörn Akerstedt.
Em seus estudos, o professor Akerstedt coloca pessoas cansadas em um simulador de condução de veículo para estudar como elas reagem ao volante. Muitos dos participantes do teste, após sentirem os primeiros sintomas clássicos de cansaço, como pálpebras pesadas e bocejos, entram no que é conhecido como microssono , situação em que cochilam por alguns segundos, muitas vezes sem perceber.
O corpo humano tem um ritmo biológico natural que faz com que queira dormir durante a noite. Como resultado, a qualidade do sono é pior durante o dia.
Um condutor cansado reage mais lentamente e leva mais tempo para detectar perigos que se aproximam, como obras nas estradas e passagens de nível. O cansaço prejudica tanto a sua capaccidade de processar informação, como a sua função de memória a curto prazo.
Brasil peças
Para que continuemos a trazer dicas para você, precisamos que você ajude na divulgação de nosso blog e de nossa loja virtual! Obrigado!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Seu comentário é muito importante!