Ícone da industria automotiva tem dia nacional festejado!
Milhares de fãs comemoraram no dia 20 de Janeiro, o Dia Nacional do Fusca, um dos carros mais carismáticos da história mundial do automóvel. Fabricado no Brasil a partir de 1959, o Volkswagen Sedan -este era seu nome oficial-logo tornou-se o modelo mais popular do país, invadindo ruas e estradas e tornando-se parte da paisagem nacional.
A combinação de baixo custo de aquisição e manutenção, com uma resistência capaz de afrontar caminhos e condições de uso mais difíceis transformou logo o pequeno Volkswagen em ponta de lança da motorização do Brasil. Mais de uma geração de motoristas brasileiros aprendeu a dirigir em um fusca e optou por ele ao adquirir seu primeiro carro.
Com mais de 3 milhões de unidades produzidas no Brasil, o fusca hoje é um ícone nacional. Ao mesmo tempo em que exemplares bem conservados ou restaurados são disputados por colecionadores, dezenas de milhares continuam sendo usados no dia-a-dia como meio de transporte ou ferramenta e trabalho, seja nas grandes metrópoles, seja no interior do país.
Embora seja nacionalmente conhecido pelo apelido Fusca, o carro também ganhou outras denominações do âmbito regional, como "Fuca", no Rio Grande do Sul, e "Fuqui", no Paraná. Ao redor do mundo, a semelhança do carro com um besouro levou à consagrada designação como Beetle, nos EstadosUnidos.
Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de Junho, data em Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.
De importado a brasileiro
Os primeiros Volkswagens Sedan, fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um designe totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava. Mas sua capacidade de transportar at[e cinco pessoas, baixo consumo de combustível e resistência mecânica logo começaram a conquistar compradores. O Volkswagen começou a ser montado no país com componentes importados, já em 1953.A produção no Brasil começou em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo, onde seriam feitas mais de 3 milhões de unidades. A história do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da república, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.
O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: O Gol, que chegou 25º ano de liderança em vendas no mercado nacional.
Uma proposta ainda mais moderna e inovadora, mas com design ainda mais próximo do Fusca, chegou ao mercado internacional no ano passado: a primeira versão do Beetle, concebida inteiramente no século 21. Com linha mais esportivas e tendo na dirigibilidade seu ponto alto, o Beetle se destaca também pela segurança, eficiência no consumo e baixo índice de emissões. A versão mais potente, tem motor turbo 2.0 de 200cv e transmissão com dupla embreagem DSG de seis marchas. Uma velocidade máxima de 223Km/h e é capaz de acelerar de 0 a 100Km/h em 7,5s.
O Beetle deverá chegar ao mercado brasileiro no fim deste ano ou no início de 2013.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Seu comentário é muito importante!