Fusca - Ícone da Industria Automotiva


Ícone da industria automotiva tem dia nacional festejado!

Milhares de fãs comemoraram no dia 20 de Janeiro, o Dia Nacional do Fusca, um dos carros mais carismáticos da história mundial do automóvel. Fabricado no Brasil a partir de 1959, o Volkswagen Sedan -este era seu nome oficial-logo tornou-se o modelo mais popular do país, invadindo ruas e estradas e tornando-se parte da paisagem nacional.

A combinação de baixo custo de aquisição e manutenção, com uma resistência capaz de afrontar caminhos e condições de uso mais difíceis transformou logo o pequeno Volkswagen em ponta de lança da motorização do Brasil. Mais de uma geração de motoristas brasileiros aprendeu a dirigir em um fusca e optou por ele ao adquirir seu primeiro carro.

Com mais de 3 milhões de unidades produzidas no Brasil, o fusca hoje é um ícone nacional. Ao mesmo tempo em que exemplares bem conservados ou restaurados são disputados por colecionadores, dezenas de milhares continuam sendo usados no dia-a-dia como meio de transporte ou ferramenta e trabalho, seja nas grandes metrópoles, seja no interior do país.

Embora seja nacionalmente conhecido pelo apelido Fusca, o carro também ganhou outras denominações do âmbito regional, como "Fuca", no Rio Grande do Sul, e "Fuqui", no Paraná. Ao redor do mundo, a semelhança do carro com um besouro levou à consagrada designação como Beetle, nos EstadosUnidos.

Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de Junho, data em Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.

De importado a brasileiro


Os primeiros Volkswagens Sedan, fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um designe totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava. Mas sua capacidade de transportar at[e cinco pessoas, baixo consumo de combustível e resistência mecânica logo começaram a conquistar compradores. O Volkswagen começou a ser montado no país com componentes importados, já em 1953.

A produção no Brasil começou em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo, onde seriam feitas mais de 3 milhões de unidades. A história do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da república, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.

O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: O Gol, que chegou 25º ano de liderança em vendas no mercado nacional.

Uma proposta ainda mais moderna e inovadora, mas com design ainda mais próximo do Fusca, chegou ao mercado internacional no ano passado: a primeira versão do Beetle, concebida inteiramente no século 21. Com linha mais esportivas e tendo na dirigibilidade seu ponto alto, o Beetle se destaca também pela segurança, eficiência no consumo e baixo índice de emissões. A versão mais potente, tem motor turbo 2.0 de 200cv e transmissão com dupla embreagem DSG de seis marchas. Uma velocidade máxima de 223Km/h e é capaz de acelerar de 0 a 100Km/h em 7,5s.

O Beetle deverá chegar ao mercado brasileiro no fim deste ano ou no início de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seu comentário é muito importante!