Muscle cars da Buick



Apesar de seus respeitados muscle cars , como o GS 400 (em inglês) e o magnífico GSX (em inglês), a divisão de "carros de cavalheiros" da General Motors era uma fonte improvável de carros de alto desempenho na década de 60 e no início da década de 70.

Buick GS-X
A Buick havia oferecido opcionais Gran Sport para o Riviera e para o Wildcat, ambos chamados de carros de luxo "masculinos", mas não máquinas especializadas em potência. Mas essa abordagem mudou no modelo de 1965, com o lançamento da versão Gran Sport do Skylark (em inglês), que compartilhava o design básico do Tempest, o carro que a Pontiac usara com base para o GTO.
Buick GS-X

O Skylark GS utilizava uma versão de 3330 cv do V8 "cabeça de prego" de 401 polegadas cúbicas (anunciado como 400 pol³ para se manter dentro da classificação de carros de porte médio da GM). Juntamente com o grande V8, o pacote GS incluía uma suspensão esportiva, pneus largos montados em atraentes rodas de 14 polegadas de diâmetro, escapamento duplo, relações de diferencial para desempenho opcionais e emblemas Gran Sport. O 401 continuou em 1966 e então foi substituído em 1967 por um novo V8 de 400 pol³ e 344 cv declarados.
Buick Riviera, 1963
Junto com o GS 400 estava o muscle car junior de menor preço da Buick, o GS 340. Com 263 cv de potência declarada, o 340 não chegava a fazer os motoristas do Hemi Road Runner correrem, mas com os modelos GS 350 de 284 cv posteriores, forneceu desempenho para quem não podia pagar o preço do luxuoso GS 400.

Em 1970, a GM retirou o limite dos motores V8 de 400 polegadas cúbicas em carros de porte médio, e a Buick respondeu com os carros mais rápidos até então, e alguns dos mais potentes muscle cars da época.

Buick GS-X
Um novo e bonito estilo de carroceria surgiu em 1970 para ser usado com o novo V8 de 455 pol³ do Skylark. A potência básica era de 354 cv, um bom número, mas a opção Stage 1 do GS chegava a 365 cv graças ao comando de válvulas diferente e trem de válvulas para alta rotação. A Hot Rod testou o Stage 1 GS 455 1970 com a relação de diferencial 3,64:1 e registrou um tempo de para ir de 0 a 400 metros de 14,4 s, impressionante para um carro de 1769 kg.
1970 Buick GS
Mas o ponto alto da Buick também veio em 1970, com a versão surreal GSX do GS. Ela acabou com o visual reservado da Buick com um grande aerofólio traseiro, listras por toda a extensão da carroceria e a opção de amarelo entre as cores do carro. Ele acabou com vários concorrentes também. Armado com o motor 455 pol³ padrão ou com a opção Stage 1, os GSXs tinham até 70,6 mkgf de torque (em inglês), e os responsáveis por testes da revista Car-magazine conseguiram fazer o 0 a 400 m em menos de 14 s com essas máquinas.

Buick GS-X
A opção Stage 1 sobreviveu até o início dos anos 70 com um motor de baixa compressão e 273 cv, mas os carros que a abrigavam estavam longe de ser verdadeiros muscle cars. A Buick ressuscitaria sua imagem de desempenho para carros de porte médio no meio da década de 80, com o Grand National e o GNX, combatentes com motor V6 que faziam justiça aos seus muscle cars antecessores.

Para obter perfis, fotos e especificações de mais muscle cars da Buick, confira:

*Uma nova opção tornou o Buick Skylark Gran Sport 1965 (em inglês) o primeiro muscle car da Buick;
* Apesar de 340 cv disponíveis, o Buick Skylark Gran Sport 1966 (em inglês) era civilizado, em vez de um lutador de rua;
* Com novo nome em homenagem ao seu motor, o Buick GS 400 1967 (em inglês) foi um muscle car muito bom, mas que não chamou muita atenção.
68 Buick GS 400
Para mais informações sobre os muscle cars, confira os links a seguir.

* A Buick não era a única a produzir muscle cars, todas as principais fabricantes americanas tinham sua linha. Veja estes perfis das outras das outras fabricantes (em inglês).
*Os muscle cars vinham em vários formatos e tamanhos. Veja as características de mais de 100 muscle cars (em inglês), incluindo fotos e especificações de cada modelo.
*Os muscle cars criaram sua própria cultura.

Carros HSW

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