Apesar de seus respeitados muscle cars , como o GS 400 (em inglês) e o magnífico GSX (em inglês), a divisão de "carros de cavalheiros" da General Motors era uma fonte improvável de carros de alto desempenho na década de 60 e no início da década de 70.
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Buick GS-X |
A Buick havia oferecido opcionais Gran Sport para o Riviera e para o Wildcat, ambos chamados de carros de luxo "masculinos", mas não máquinas especializadas em potência. Mas essa abordagem mudou no modelo de 1965, com o lançamento da versão Gran Sport do Skylark (em inglês), que compartilhava o design básico do Tempest, o carro que a Pontiac usara com base para o GTO.
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Buick GS-X |
O Skylark GS utilizava uma versão de 3330 cv do V8 "cabeça de prego" de 401 polegadas cúbicas (anunciado como 400 pol³ para se manter dentro da classificação de carros de porte médio da GM). Juntamente com o grande V8, o pacote GS incluía uma suspensão esportiva, pneus largos montados em atraentes rodas de 14 polegadas de diâmetro, escapamento duplo, relações de diferencial para desempenho opcionais e emblemas Gran Sport. O 401 continuou em 1966 e então foi substituído em 1967 por um novo V8 de 400 pol³ e 344 cv declarados.
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Buick Riviera, 1963
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Junto com o GS 400 estava o muscle car junior de menor preço da Buick, o GS 340. Com 263 cv de potência declarada, o 340 não chegava a fazer os motoristas do Hemi Road Runner correrem, mas com os modelos GS 350 de 284 cv posteriores, forneceu desempenho para quem não podia pagar o preço do luxuoso GS 400.
Em 1970, a GM retirou o limite dos motores V8 de 400 polegadas cúbicas em carros de porte médio, e a Buick respondeu com os carros mais rápidos até então, e alguns dos mais potentes muscle cars da época.
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Buick GS-X |
Um novo e bonito estilo de carroceria surgiu em 1970 para ser usado com o novo V8 de 455 pol³ do Skylark. A potência básica era de 354 cv, um bom número, mas a opção Stage 1 do GS chegava a 365 cv graças ao comando de válvulas diferente e trem de válvulas para alta rotação. A Hot Rod testou o Stage 1 GS 455 1970 com a relação de diferencial 3,64:1 e registrou um tempo de para ir de 0 a 400 metros de 14,4 s, impressionante para um carro de 1769 kg.
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1970 Buick GS |
Mas o ponto alto da Buick também veio em 1970, com a versão surreal GSX do GS. Ela acabou com o visual reservado da Buick com um grande aerofólio traseiro, listras por toda a extensão da carroceria e a opção de amarelo entre as cores do carro. Ele acabou com vários concorrentes também. Armado com o motor 455 pol³ padrão ou com a opção Stage 1, os GSXs tinham até 70,6 mkgf de torque (em inglês), e os responsáveis por testes da revista Car-magazine conseguiram fazer o 0 a 400 m em menos de 14 s com essas máquinas.
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Buick GS-X |
A opção Stage 1 sobreviveu até o início dos anos 70 com um motor de baixa compressão e 273 cv, mas os carros que a abrigavam estavam longe de ser verdadeiros muscle cars. A Buick ressuscitaria sua imagem de desempenho para carros de porte médio no meio da década de 80, com o Grand National e o GNX, combatentes com motor V6 que faziam justiça aos seus muscle cars antecessores.
Para obter perfis, fotos e especificações de mais muscle cars da Buick, confira:
*Uma nova opção tornou o Buick Skylark Gran Sport 1965 (em inglês) o primeiro muscle car da Buick;
* Apesar de 340 cv disponíveis, o Buick Skylark Gran Sport 1966 (em inglês) era civilizado, em vez de um lutador de rua;
* Com novo nome em homenagem ao seu motor, o Buick GS 400 1967 (em inglês) foi um muscle car muito bom, mas que não chamou muita atenção.
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68 Buick GS 400 |
Para mais informações sobre os muscle cars, confira os links a seguir.
* A Buick não era a única a produzir muscle cars, todas as principais fabricantes americanas tinham sua linha. Veja estes perfis das outras das outras fabricantes (em inglês).
*Os muscle cars vinham em vários formatos e tamanhos. Veja as características de mais de 100 muscle cars (em inglês), incluindo fotos e especificações de cada modelo.
*Os muscle cars criaram sua própria cultura.
Carros HSW
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