Mulher grávida pode dirigir?

Minha amiga Ana Paula Peniche me fez uma pergunta no Facebook sobre os cuidados com mulheres no volante. Esse é um assunto desconhecido pela maioria dos motoristas. Mas, não têm muitos segredos. Até a legislação de trânsito permite que mulheres grávidas possam dirigir.

Para tirar as dúvidas da Ana Paula e de outras mulheres, e por que não dos homens, vou dar algumas dicas para mulheres grávidas no volante.

A primeira coisa que a gestante precisa saber é a importância de respeitar o período de gestação. Assim como existe um tempo onde ela precisa parar as suas atividades de trabalho para não afetar o bebê, há um tempo para guiar um carro durante a gravidez. A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) recomenda que as mulheres dirijam até o quinto mês de gravidez. Após esse período, o bebê se mexe muito na barriga e preocupação da mãe pode retirar a atenção do volante.

Por este fator, o antigo código brasileiro de transito não permitia que mulheres grávidas pudessem conduzir um veículo automotivo. Já o atual não possui nem uma restrição. Por isso, algumas pessoas ainda se confundem com a permissão.

Outro ponto importante é posição do banco e o cinto de segurança. As grávidas devem estar atentas para não pressionar a barriga. O ideal é passar o cinto pelas coxas e a parte longitudinal pela região da mamas. O banco deve ser afastado o máximo, respeitando o acesso dos pés aos freios.

Como você pode ver, não há problemas para a mulher dirigir grávida. Desde que ela respeite a sua saúde e do bebê. Também, é importante considerar o cotidiano do motorista. O estresse do trânsito pode afetar o bebê, logo é aconselhável montar planos de rota, horários para pegar trânsito, pegar carona com parentes e amigos, além de conversar com o obstetra sobre até quando poderá dirigir.


Pereirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seu comentário é muito importante!