Mitsubishi Lancer Evolution X

O Mitsubishi Lancer é um veículo médio, vendido em diversos lugares do mundo desde 1973 e já se encontra na nona geração. Dependendo do país, utiliza outro nome e também outros tipos de carroceria, como coupê ou perua. Seus concorrentes são modelos que vemos muito nas ruas do Brasil, como o Ford Focus, Honda Civic e Nissan Sentra.

Entretanto, a versão Evolution é praticamente um modelo à parte, pois suas duas primeiras gerações foram construídas para competir no WRC (Mundial de Rali). A partir da terceira geração, o Evolution passou a possuir as características do Lancer, que nesta época já estava na sexta geração. Atualmente, o Lancer Evolution está na décima geração, e é justamente daí que vem o X em seu nome.

Como dito anteriormente, o Evolution é um veículo proveniente do rali, um dos esportes automobilisticos mais rigorosos e perigosos, o que torna o esporte um dos maiores laboratórios de tecnologia, especialmente na área da segurança. Dessa forma, o Lancer Evolution é um supercarro com tecnologia de ponta, agregando alta potência aliada a uma estabilidade e dirigibilidade superior. Torna-se sumariamente um veículo totalmente distinto do Lancer comum.

No exterior o Evolution X ganha diversas entradas de ar, um desenho mais aerodinâmico e um aerofólio traseiro. No interior, bancos Recaro de corrida, volante de diâmetro curto e modos de pilotagem são algumas das alterações. Na mecânica é que estão as mais significativas. O Evo X é equipado com um motor 2.0 de 4 cilindros turbo alimentado que gera cerca de 295 cv de potência e 37,3 m.kgf de torque. Além disto, diversas tecnologias de segurança, estabilidade e controle de tração vem de série no modelo, como o novo sistema de tração nas quatro rodas S-AWC (Super All Wheel Control) e freios esportivos ABS-S da Brembo. Para acelerar de 0-100 km/h o modelo necessita de apenas 4.8 segundos.

A versão da matéria é a GSR, e alguns dos opcionais oferecidos são: amortecedores Bilstein, molas Eibach, rodas de 18 polegadas da BBS (de série vem com rodas 18 Enkei e pneus 245/40R18 Yokohama ADVAN), sistema de som Rockford Fosgate com 710 Watts RMS de potência, teto-solar e sistema de navegação. A versão GSR americana, que é de onde vem o veículo, está disponível apenas com câmbio manual de 5 velocidades.


No Trânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seu comentário é muito importante!