Vela de Ignição: Tipos de Defeitos mais Comuns. Final



Continuando o artigo sobre os defeitos nas velas de ignição, as vezes seu carro está com algum destes problemas e a solução é simples. De uma conferida nos defeitos e veja se seu carro não se enquadra  em uma delas!

 Superaquecimento:
A fundição parcial do eletrodo central pode ser provocada por diversos fatores. A causa mais comum é o uso de velas de ignição incorretas, fazendo com que a câmara de combustão chegue a temperatura extremamente elevadas, ocasionando combustão por incandescência.

Sintomas: Falhas no motor, baixa potencia e em alguns casos pode ocorrer danos graves ao motor.

 Impurezas ou Resíduos: O surgimento de um camada cinza e grossa na base do isolador e no eletrodo-massa. Este problema é causado por aditivos no óleo lubrificante e combustível adulterado.
Sintomas: Ignição por incandescência, danos ao catalizador, baixa potencia e danos ao motor.

Eletrodo Central e  Eletrodo-massa Fundidos: A fundição dos eletrodos é provocada por uma alta temperatura na câmara de combustão e este problema é decorrente do uso de vela de ignição incorreta (muito quente) e combustíveis adulterados.
 Sintomas: Falhas no motor, potencia abaixo do normal, sérios danos ao motor. Quando a vela chega a este estado dificilmente o motor não foi prejudicado.

Base do Isolamento Quebrado: Geralmente a quebra deste isolamento é provocado pelo uso de ferramentas inadequadas, principalmente na hora de regular a folga entre os eletrodos. Este tipo de defeito no isolamento faz com que a centelha (faísca) salte do eletrodo central direto para a carcaça da vela de ignição, sem passar pelo eletrodo-massa.
Sintomas: Falhas no motor, problemas na partida.

Ao analisar os defeitos acima é possível notar que muitos problemas são provocados por combustível adulterado e por aplicação incorreta das velas de ignição. Por isso sempre certifique-se da qualidade do combustível que é colocado no seu carro e sempre que seu mecânico for substituir as velas do seu automóvel, confira no catalogo de aplicações ou no manual do proprietário qual o modelo de vela de ignição é indicado pelo fabricante do veiculo.

Veja este Vídeo Explicativo Sobre Velas de Ignição e Seus Códigos 



Parte 1 aqui

Dicas Mecânicas

Para que continuemos a trazer dicas para você, precisamos que você ajude na divulgação de nosso blog e de nossa loja virtual! Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seu comentário é muito importante!