Vela de Ignição: Tipos de Defeitos mais Comuns. Parte 1


A Vela de Ignição tem a função de conduzir a alta tensão gerada pela bobina de ignição para dentro da câmara de combustão e em seguida gerar a centelha (faísca elétrica). A centelha por sua vez provoca a queima da mistura ar-combustível que esta comprimida dentro da câmara de combustão. A Vela de Ignição apesar de ter um funcionamento relativamente simples é uma peça fundamental para o bom desenvolvimento do motor do seu carro e ela esta diretamente ligada ao consumo de combustível, rendimento do motor e a liberação de gases poluentes. Por estes motivos o bom funcionamento desta peça é essencial, mas muitas pessoas só dão conta disto quando o problema já esta crítico.

Para facilitar no diagnóstico de defeitos nas velas de ignição, nos do Dicas Mecânicas listamos  para nossos leitores alguns dos problemas mais comuns que ocorrem com esta peça tão importante:

Tipos de Defeitos que Ocorrem na Velas de Ignição

Normal:
 
A base do isolador fica com uma coloração amarelo-cinza ou marrom claro e o desgaste do eletrodo central seja pequeno. Isto indica que o motor esta em bom funcionamento e que a vela de ignição esta dentro das especificações do fabricante.

Desgaste Natural: Mesmo em condições corretas de uso a vela de ignição vai ter um desgaste natural provocando a erosão do eletrodo central. Esta erosão ocasiona o aumento da distancia entre os eletrodos e consequentemente ha uma dificuldade maior para a formação da centelha.
 Sintomas: falhas na aceleração, principalmente em subidas e retomadas e dificuldade na partida do motor.

Leve Resíduo de Chumbo: 
A o surgimento de manchas amareladas com aspecto fosco e brilhante entorno do isolamento do eletrodo. Quando a temperatura da câmara de combustão aumenta estes resíduos de chumbo tendem a virar condutores elétricos prejudicando o funcionamento da vela. Este tipo de resíduo é causado por aditivos antidetonantes no combustível e obviamente isto indica  um combustível de péssima qualidade.

Sintomas: falhas em alta rotação. 


Carbonização Seca ou fuliginosa: 
A cabeça da vela de ignição fica coberta por uma camada fuligem preta e seca. As Causas para este problema são varias: combustível de má qualidade, ponto de ignição atrasado, velas de ignição incorreta, filtro de ar sujo ou obstruído, excesso de combustível.

 Sintomas: Dificuldade na partida do motor quando frio, falhas no motor em marcha lenta.


Desgaste excessivo dos eletrodos: Este defeito é causado pela presença de de aditivos corrosivos no combustível e no óleo lubrificante. Geralmente este problema é decorrente do uso de combustível adulterado.
Sintomas: Falhas na aceleração e dificuldade na partida.

Continua no próximo artigo onde teremos um vídeo sobre os códigos das velas! Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seu comentário é muito importante!