Barulho agudo ao frear pode significar problemas?

Especialista responde às dúvidas dos internautas sobre freios.
Saiba o que é um sistema de freio ABS com EBD.

A frenagem é tão importante para um automóvel que os grandes pilotos são unânimes em afirmar: "Não é quem acelera mais que vence uma corrida, mas aquele que sabe a hora e o jeito certo de frear." Não somos pilotos, nem andamos participamos de corridas, mas a frenagem para nós motoristas comuns é tão importante quanto. Afinal, o freio é o sistema de segurança mais importante de um carro.

Um freio mal regulado e com a manutenção prejudicada pode causar acidentes ou sustos desnecessários. Veja as dúvidas de alguns internautas respondidas por especialistas:

É preciso usar freio motor em declives muito íngremes para não sobrecarregar os freios. Mas o freio motor só é possível nos carros a diesel, não?- Reinaldo Kakuda 

O freio motor nada mais é que utilizar o motor para ajudar a diminuir a velocidade, em qualquer motor a combustão. Basta reduzir a marcha com o intuito de fazer o motor girar mais, aumentando o poder de frenagem. Por exemplo: se você está em um declive em quarta marcha e não quer correr sobrecarregar o sistema de freio, reduz uma marcha. O motor passa a ter mais rotações. Se ainda assim não se sentir seguro, reduza mais uma marcha. Vale lembrar que não se deve reduzir as marchas abruptamente, isso pode causar trancos desnecessários. Não esqueça que, além de perigoso, é proibido por lei andar com o carro em marcha neutra – mais conhecido por “banguela”.

Os freios traseiros em carros de passeio ajudam na frenagem ou apenas são utilizados pelo freio de mão?  - Sedp Eme da Gesme
Os freios traseiros são parte de fundamental importância no sistema de freios de qualquer veículo, tanto é que sempre funcionam em conjunto com os freios das rodas dianteiras. Nos sistemas antigos, as rodas funcionavam em paralelo, ou seja, as duas rodas de um mesmo lado funcionavam em conjunto. No caso de uma eventual falha, o carro ficava sujeito a uma derrapagem. No sistema diagonal, o mais comum atualmente, a roda traseira esquerda está ligada à dianteira direita. Isso acontece para, em caso de falha no sistema, como um vazamento ou qualquer outro dano, o carro continue equilibrado.

Gostaria de saber qual o prazo certo para a troca do óleo do freio e como podemos fazer para saber? - Célio Dias


O período máximo indicado pelos fabricantes para a substituição do óleo de freio é a cada 20 mil quilômetros ou dois anos. Mesmo se um automóvel não for muito utilizado é necessário trocar para manter o sistema em perfeito funcionamento. Vale lembrar que o fluido pode baixar e, se isso acontecer, é preciso verificar se há algum vazamento. Caso não haja irregularidades, pode ser o sinal de que as pastilhas de freio estão gastas e o fluido está compensando esse desgaste. Um detalhe importante é a especificação dos fluidos: DOT 3, DOT 4 e DOT 5. O primeiro é empregado em carros de passeio e veículos leves. Alguns carros utilizam o DOT 4, que tem uma temperatura de ebulição mais alta e assim se torna mais eficaz. A versão DOT 5 é recomendada para veículos mais potentes e cujos freios são mais exigidos, como os modelos esportivos.

Como identificar um freio ABS? Ouvi dizer que, se as rodas traseiras tiverem freios a disco, o carro tem ABS? Está certo? - André Silva Alves
É quase impossível detectar o freio ABS em um carro olhando apenas por fora. Alguns utilitários contam com ABS e possuem freio a tambor na traseira, ou seja, freio a disco nas rodas traseiras não correspondem ao sistema ABS. Lembram do Alfa Romeo 2300 lançado nos anos 70? Ele foi o primeiro carro brasileiro com freio a disco nas quatro rodas, mas não tinha ABS. Se a sua dúvida existe em razão da compra de um carro usado, o que pode ser feito é verificar as luzes no painel. Uma delas é referente ao ABS e ao girar a chave no contato ela acende.

Quando piso no freio, as quatro rodas freiam? - Luiz
Ao acionar o freio as quatro rodas entram em ação. Conforme o carro, as rodas da frente podem ter uma atuação maior que as traseiras, uma vez que em frenagem o peso do carro se concentra em maior intensidade na frente. O freio de mão aciona apenas as rodas traseiras, seja o freio do tipo tambor ou a disco.

Quero saber como é o freio de mão no carro com disco em quatro rodas? - Antonio Gomes 

Nos carros equipados com freio a disco nas quatro rodas, o freio de estacionamento ou de mão (como é mais conhecido) utiliza um mecanismo independente para travar o carro. O freio de mão só ativa as rodas traseiras, sejam elas motrizes ou não. Alguns veículos equipados com freios a disco nas rodas traseiras têm também um freio a tambor integrado ao cubo das rodas. Esse mecanismo extra é ativado por cabo e serve apenas para o estacionamento. Outros modelos utilizam o próprio sistema do freio a disco, porém com um mecanismo separado. Por meio de uma alavanca, um ressalto é ativado ou um parafuso gira o pistão do freio que trava as rodas.

Qual a diferença entre um freio com ABS e outro com ABS e EBD? - Eduardo Silva
O ABS (Anti-lock Brake System) é um sistema antitravamento do freio que evitam o travamento das rodas. Já o EBD (Electronic Brake force Distribution) significa distribuição eletrônica de frenagem. Em outras palavras, é um sistema eletrônico que trabalha em conjunto com o ABS. Sua tarefa é dosar a força da frenagem entre as rodas, o que torna o sistema ABS ainda mais eficaz. Seus sensores instalados nas rodas monitoram a velocidade e a carga exercida individualmente.

Por que os freios de ônibus e caminhões grandes soltam um ar (como se fosse um espirro) e os carros menores, não? - Ricardo Lopes 

O funcionamento do freio de caminhões e ônibus utiliza o ar como base, enquanto que os carros são equipados com freios de sistema hidráulico. Nos carros, ao acionar o freio o fluido circula no sistema. Quando o motorista tira o pé do pedal, o fluido faz um retorno. No caso do freio a ar, ao soltar o pedal do freio o ar não retorna, mas é liberado provoca os chamados “espirros”.


Quando o freio a disco assobia o que quer dizer? - Woo e Jorge
Quando o freio de um automóvel faz barulho é preciso checar o sistema com um mecânico de confiança. Uma das hipóteses é o desgaste excessivo do material de atrito (lonas e pastilhas), basta substituí-lo. Mas o assobio pode ter uma série de outras explicações, as mais comuns são: sujeira acumulada em um dia chuvoso ou ainda o tipo de material empregado na fabricação das pastilhas. É importante lembrar de realizar uma inspeção periódica nas pastilhas a cada 5 mil quilômetros.

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G1

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