Placas refletivas serão obrigatórias em 2014?

As placas refletivas serão sim obrigatórias em 2014, sendo assim motoristas de todo o Brasil tem mais esse período de 2013 para regularizarem a situação.

Essas placas são parecidas com as convencionais que são pintadas, a única diferença é que elas são feitas para refletir a luz, dando mais visibilidade aos carros que estão em sua traseira. É uma boa iniciativa do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), mas creio que eu muitos motoristas não vão seguir essa nova lei. Lembrando que a lei obrigando o uso de placas refletivas começou a valer em 1º de abril de 2013.

COMO É ESTABELECIDA A LEI DAS PLACAS REFLETIVAS?

Essa mudança nas placas dada pelo Detran – Departamento Nacional de Transito, serve para aumentar a visibilidade no transito nos períodos noturnos, e também em situações de chuva e de neblina, onde não vemos praticamente nada. Com essas placas, podemos ver a qual distância o veículo está em nossa frente, para assim evitarmos a colisão.

PARA AS MOTOCICLETAS

A lei para motocicletas serve também para motonetas (Biz) e ciclomotores (Triciclos). Todos os veículos de duas, três, quatro e seis rodas independentemente do tamanho deverão fazer a troca do material.

As placas refletivas terão novos tamanhos nas motocicletas, de 13,6 cm para 17 cm e comprimento de 18,7 para 20 cm. Se o motorista que estiver atrás agora não enxergar, ele precisa fazer outro exame de visão.

PARA VEÍCULOS
Até o fim de 2013 não terá punição aos carros que estiverem com a placa convencional. Os novos modelos, precisam já sair da fábrica seguindo essa nova lei, contudo os carros mais antigos terão até o início de 2014 para seguirem a regra. Valerá multa para quem descumprir.

NOVO PADRÃO DE PLACAS REFLETIVAS 2014
Abaixo segue uma reportagem do Jornal Hoje a respeito dessa nova Lei imposta em todo o Brasil.



COMPRAR PLACAS REFLETIVAS
Elas já chegaram ao mercado para a compra, o que impressiona é o preço, umas podem ter até o dobro do valor das antigas convencionais, tudo vai depender do material de fabricação.

Em média poderão custar de R$ 80,00 a R$ 140,00. Muitos ainda não aderiram por causa do preço, e também por que as pintadas convencionais são mais resistentes, elas aguentam mais as batidas comuns de veículos.

Bom, como é lei todos temos que cumprir, eu já regularizei a placa da minha moto. E você já comprou sua placa refletiva?

LucasHiperAtivo

Promoções clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seu comentário é muito importante!