Gigantes norte americanos


Eles estão cada vez maiores, mais altos e mais sofisticados. Um sonho para qualquer caminhoneiro que vive grande parte de seus dias na boléia. Em busca de satisfazer

o gosto dos caminhoneiros norte-americanos a International inovou em sua linha de produtos e apresentou na Fenatran 2011 – maior feira de transportes da América Latina, as novidades e tecnologias de seus belíssimos caminhões, que encantaram mais de 55 mil visitantes.

A pioneira está no mercado desde 1831, nos Estados Unidos e está presente em mais de 90 países, com mais de 15 mil colaboradores em todo o mundo, sendo líder no mercado norte-americano com caminhões médios, com 38% de participação.

A marca International está no Brasil há 56 anos por meio da MWM Internacional e produz caminhões no país desde 1998 com base em Caxias do Sul (RS).

Na 18ª edição da Fenatran, a International apresentou em seu estande os modelos pesa-
dos: DuraStar e 9800i, que são comercializados no Brasil e o caminhão-conceito AeroStarTM, que será vendido no mercado nacional apenas em 2013. Além disso, expõe os caminhões símbolos da indústria norte-americana, o International   LoneStar e o International WorkStar, que serviram apenas para demonstração, pois os modelos não serão comercializados no Brasil, mas sem dúvidas, foram uma das estrelas da feira.

“Os caminhões International certamente vão ocupar seu espaço no mercado nacional”, diz Waldey Sanchez, presidente e CEO do grupo de operações da Navistar América do Sul.

Pura tradição

O International LoneStar, é o típico caminhão rodoviário americano, o modelo “bicudo” prioriza conforto, estilo e robustez. Seu design é inspirado na beleza clássica dos caminhões antigos da marca aliada às inovações, um visual futurístico que chama atenção à distância. É equipado com motor MaxxForce de 15 litros e está dispo-
nível na versão 6x4. Sendo o primeiro caminhão projetado para os profissionais autônomos que desejam um veículo para uso próprio, com requinte, funcionalidade, conforto, estilo arrojado e segurança (traz freios ABS, controle de tração, entre outros). O caminhão traz características mais tradicionais e traços mais aerodinâmicos, além de maior espaço interno. É todo computadorizado e climatizado, que parece mais precisamente carro de luxo, a boléia pode virar escritório ou uma cozinha com itens de série como geladeira, armários, espaço para micro-ondas e uma cama grande.

De acordo com a fabricante, o LoneStar chega a uma economia no consumo de combustível de 5 a 15% menor que os similares norte-americanos. A cabine do caminhão é uma das mais espaçosas do mercado, com mais de 2,2 metros de largura e é a mais silenciosa da categoria, possui sistemas de alta tecnologia, como painel de direção com navegação, Bluetooth com microfone integrado, MP3 player e conexão de sistema de monitoramento de pneus. Outro detalhe marcante é a grade dianteira, o capô inclinado, pára-brisa e as saias laterais, que resultou em um caminhão mais moderno. Teve como fonte de inspiração o International da série D, que fez muito sucesso no século XX, nos Estados Unidos, Brasil e em outros países.

A versão Sleeper também possui uma cama suspensa espaçosa, que pode ser modificada em sofá. Nos Estados Unidos, é equipado com motor Maxxforce de 13 litros, adequado para atender a norma de emissões do EPA 10, considerado o mais rigoroso do mundo. Este caminhão ainda não serve para o mercado nacional, devido o cavalo-mecânico fugir das especificações da legislação nacional. Mas de fato, é uma máquina para ser apreciada no todo e nos detalhes.

Já o International WorkStar é indicado para operações fora de estrada, oferece resistência para enfrentar as tarefas mais severas e cabine confortável para o motorista. É equipado com motor MaxxForce de 7,6 a 13 litros, disponível nas versões: 4x2, 4x4, 6x4 e 8x4, com capacidade de carga de até 100 toneladas, possui transmissão manual ou automatizada. Tem como item de série, o Diamond Logic Electrical System, que
monitora e diagnostica problemas em todos os componentes do veículo, para permitir fácil e rápida integração de implementos. O WorkStar Heavy-Duty é equipado com motor Maxxforce de 13 litros, que também atende às normas do EPA10, que vigora nos Estados Unidos.

A montadora também apresentou as versões Euro V dos atuais caminhões que são comercializados no Brasil, o International 9800i e o International DuraStar. Os dois caminhões atendem a nova legislação brasileira o Proconve P-7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) e estiveram disponíveis para teste drive no Fenatran Experience.

Na Boléia


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