Um dos grandes momentos do carro no Brasil foi no ano de 1976, no qual foi lançado o Passat TS (Touring Sport). Tratava-se de uma versão esportiva do modelo com motorização 1.6 e 80 cavalos de potência. Tinha desempenho invejável ao ser comparado com os modelos disponibilizados no país, e então passou a ser objeto de desejos de muitos jovens. A primeira geração foi comercializada até 1988.
A segunda geração do Passat nunca chegou a ser comercializada no país, embora sua plataforma seja exatamente idêntica ao Santana.
Por um longo período o carro desapareceu do Brasil, mas continuou sendo comercializado no mercado europeu.
No entanto, em 1998, já na sua quinta geração, o Passat volta ao país. Tem um retorno triunfante como um sedã de luxo, e não mais um fastback como sua primeira geração, se destacando pelos alto número de equipamentos tecnológicos e excelente desempenho.
Desde então a Volkswagen manteve a continuação de reestilizações em terras brasileiras.
Hoje o carro já está na sua sétima geração e é disponibilizado nas versões sedã e perua (Passat Variant). Na sua versão atual o Passat tem sob o capô um motor com cilindros de 2.0 litros TSI com injeção direta de combustível capaz de gerar 211 cavalos de potência.
É equipado com câmbio automático de tecnologia DSG com dupla embreagem e 6 velocidades.
Ao longo dos seus 38 anos de existência, o Passat já vendeu mundialmente mais de 15 milhões de unidades; números dignos de um carro de tamanha qualidade.
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