Série Comerciais Antigos #2 Passat X Porsche 1980


Em 1973 a montadora alemã Volkswagen lança o revolucionário modelo Passat. Se diferenciava dos demais carros da montadora pelo seu sistema de refrigeração a água e mecanismo de freios independentes, que até então eram inéditos. Em 1974 o Passat desembarcou no Brasil com motor 1.5 de 65 cavalos de potência.

Um dos grandes momentos do carro no Brasil foi no ano de 1976, no qual foi lançado o Passat TS (Touring Sport). Tratava-se de uma versão esportiva do modelo com motorização 1.6 e 80 cavalos de potência. Tinha desempenho invejável ao ser comparado com os modelos disponibilizados no país, e então passou a ser objeto de desejos de muitos jovens. A primeira geração foi comercializada até 1988.

A segunda geração do Passat nunca chegou a ser comercializada no país, embora sua plataforma seja exatamente idêntica ao Santana.

Por um longo período o carro desapareceu do Brasil, mas continuou sendo comercializado no mercado europeu.

No entanto, em 1998, já na sua quinta geração, o Passat volta ao país. Tem um retorno triunfante como um sedã de luxo, e não mais um fastback como sua primeira geração, se destacando pelos alto número de equipamentos tecnológicos e excelente desempenho.

Desde então a Volkswagen manteve a continuação de reestilizações em terras brasileiras.

Hoje o carro já está na sua sétima geração e é disponibilizado nas versões sedã e perua (Passat Variant). Na sua versão atual o Passat tem sob o capô um motor com cilindros de 2.0 litros TSI com injeção direta de combustível capaz de gerar 211 cavalos de potência.

É equipado com câmbio automático de tecnologia DSG com dupla embreagem e 6 velocidades.

Ao longo dos seus 38 anos de existência, o Passat já vendeu mundialmente mais de 15 milhões de unidades; números dignos de um carro de tamanha qualidade.

4carros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seu comentário é muito importante!