Sedãs Mundiais - Fluence e Jetta



Lançado em fevereiro de 2010, o sedã médio Fluence é fabricado na Argentina. No mercado nacional, o carro da Renault concorre, entre outros, com o Volkswagen Jetta, que é fabricado no México. A geração atual deste três volumes chegou em março do ano passado. Em dimensões, o Fluence mede 4.620 mm de comprimento, o Novo Jetta 4.644 mm. A largura do sedã Renault é de 1.810 mm, do VW 1.778 mm e a distância entre os eixos é de 2.700 mm no carro francês e 2.651 mm no alemão. A capacidade volumétrica do porta-malas chega a 530 litros no Fluence enquanto que no Novo Jetta é de 510 litros.

O carro da Renault usa o motor M4R Hi-Flex 2.0 16V, produzido na Coréia, o mesmo do Nissan Sentra. Sua potência é de 143 cv (Etanol) e 140 cv (Gasolina) a 6.000 rpm, e torque de 20,3 kgfm (E)/ 19,9 kgfm (G). São duas as opções de transmissão, ambas de 6 velocidades , manual e automática CVT X-Tronic, também oferece trocas manuais sequenciais. Já o modelo da VW usa o propulsor 2.0 Total Flex com 8 válvulas. Ele oferece 116 cvde potência abastecido com gasolina e 120 cv ao usar etanol, disponíveis a 5.000 rpm. Seu torque máximo é de 17,7 kgfm (G)/18,4 kgfm (E), ele está disponível a 4.000 rpm.

Também são duas as opções de câmbio, MQ250 manual de cinco velocidades e AQ250 automático, seis velocidades de acionamento por cabos. A direção do Fluence é elétrica com assistência variável e do Jetta servo-assistida hidráulica (HPS).


Os dois sedãs médios têm a suspensão dianteira independente do tipo McPherson e na traseira o conjunto é semi-independente, com eixo de torção. Os amortecedores são hidráulicos telescópicos, as molas são helicoidais. Os freios no veículo da Renault são a discos ventilados na dianteira de 280 mm de diâmetro e sólidos na traseira de 260 mm de diâmetro. Usa sistema anti-travamento ABS com auxílio de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD).  No carro da VW os discos dianteiros também são ventilados com diâmetro de 280 mm e sólidos na traseira, porém a espessura é de 272 mm, de série vem com ABS.

Ao invés de chave, o Fluence tem um cartão, o qual serve para a ignição do veículo, travamento e destravamento das portas e porta-malas, ele funciona por aproximação. É equipado com seis air bags, ar-condicionado dual-zone e saída para os ocupantes do banco traseiro e computador de bordo de multi-funções. Ainda, vidros elétricos, alarme, sistema de som com Bluetooth, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis. Já o carro da VW vem com o computador de bordo, sistema de som com Bluetooth, air bag para motorista, passageiro e laterais (bancos dianteiros), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, vidros elétricos e alarme. O preço sugerido para venda do Renault Fluence versão Dynamique é de R$ 60.290 (câmbio manual)/ R$ 65.690 (câmbio XTronic CVT). O topo de linha Privilége é  omercializado por R$ 76.390. Além dos itens da versão Dynamique, tem sensores de estacionamento traseiro e de acendimento automático dos faróis, bancos em couro, rodas em liga leve 17 polegadas, sistema de navegação Carminat TOM TOM integrado ao painel, com controle remoto e tela colorida de 5”, entre outros.

A VW comercializa o Novo Jetta Comfortline com transmissão manual por R$ 65.755, ao adicionar o câmbio automático (Comfortline Tiptronic) vai a R$ 69.990. Para esta versão os opcionais são: sensor de chuva, ar-condicionado Climatronic, volante multifuncional, rodas de liga leve 17” , revestimento dos bancos em couro, teto solar elétrico e rádio RCD 510 Touchscreen. A VW ainda importa a versão topo de linha Highline 2.0 TSi Tiptronic. Neste caso o preço sugerido é de R$ 89.520, o carro usa motor 2.0 TSi, movido a gasolina, com 200 cv de potência e câmbio de dupla embreagem.

  



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