Cuidados com o sistema de arrefecimento

Responsável por controlar a temperatura do motor, o sistema de arrefecimento é essencial para o perfeito funcionamento do veículo. Desta maneira, é necessário estar atento e preservar todos os itens que compõem o sistema para não comprometer o desempenho do automóvel.

FUNCIONAMENTO

Com o objetivo de evitar a corrosão e outros agentes que prejudicam o funcionamento do sistema, o sócio-gestor da Metalúrgica HG Ltda., Gustavo Bender, aconselha a verificação de todo o sistema de acordo com as instruções fornecidas pelo fabricante para cada modelo de automóvel.


"Manter o sistema em bom funcionamento depende de uma boa montagem do conjunto bocal, mangueira e abraçadeira", acredita o presidente da Progeral abraçadeiras, Marco Campos. "A vedação depende da escolha  e aplicação correta da melhor abraçadeira, no caso do sistema de arrefecimento, devido a flutuação da temperatura".

O engenheiro mecânico da Assistência Técnica da Metalúrgica Schadek Ltda., Orlando Fernandes, alerta também que um dos problemas mais comuns é a corrosão do sistema, gerando incrustações em todo o conjunto, as quais acabam desprendendo-se e circulando pelo sistema, causando vários problemas nos componentes.

Já o gerente de Qualidade da Valeo, Jeser Madureira, ressalta que a falta de aditivo pode influenciar e acarretar danos ao sistema. "Pode acelerar o processo de ressecamento dos componentes de borracha (mangueiras e válvulas da tampa do reservatório de expansão), causando diversos problemas".

DEGASTE DOS COMPONENTES

Dentre os componentes que sofrem com desgaste por falta de manutenção do sistema ou por utilização de fluídos de baixa qualidade ou de água comum (torneira), o químico responsável da TecBril, Claudio Fernando Calori, destaca a bomba d'água, válvula termostática. sensores de temperatura, radiador e mangueiras.


O supervisor de contas da Gonel Autopeças, Márcio Grimaldi, aponta outros problemas que também podem ocorrer no sistema. "Falta de líquido refrigerante no sistema de arrefecimento do veículo causa a corrosão dos tubos de radiador; e cabeçote ou utilização de aditivo inadequado ou somente a utilização do líquido de limpeza do sistema como aditivo".

Alguns componentes, como as correias, bomba d'água, tampa do reservatório, válvula termostática e mangueiras; devem ter uma atenção especial. "Pois sua quebra devido a um desgaste por tempo de uso ou por manutenção inadequada do sistema pode causar prejuízos", explica o responsável pela Assistência Técnica da Urba Brosol, Ricardo Crespo.

Depois que o problema está instalado e o sistema de arrefecimento está comprometido, o gerente Regional da Petrolus, Willian Silva, sugere que se procure um mecânico de confiança, faça uma limpeza completa no sistema e que todas as peças que foram danificadas pela água sem fluído sejam trocadas.

EVITE PROBLEMAS

Para a executiva de negócios, Viviane Fragata, e o engenheiro químico, Rogério Fragata, ambos da Hi Tech, estar sempre atento ao nível do reservatório e sempre completar com aditivo diluído e nunca água da torneira evita possíveis paradas indesejadas do automóvel e consumo excessivo do combustível.

"Outra maneira de evitar estas paradas indesejadas é manter a temperatura do sistema motriz na faixa ideal do funcionamento", argumenta o gerente de Projetos Mondine, Frederico Sanches Shigaki. Ele ainda recomenda: "Quando identificado um componente danificado, recomendamos a substituição do memo por um novo e nunca o reparo do mesmo".

"É importante também atentar-se quanto ao funcionamento da bomba d'água", enfatiza o engenheiro da Indisa, Flavio portela. "Pois esta possui uma das mais importantes e vitais funções num sistema de arrefecimento por todo o motor".


O gerente de marketing da MTE-THOMSON, Alfredo Bastos Jr., comenta que deve ser verificado sempre a presença da válvula termostática, que é de grande importância para o desempenho do automóvel. "Pois sem ela o veículo consome muito combustível e aumenta a emissão de poluentes".

RECOMENDAÇÕES

Para o gerente de vendas Aftermarket da Wahler, Estevão R. Tobaldini, o profissional deve trabalhar sempre com peças de 1ª linha. "pois peças de 2ª linha que não atendem as especificações dos itens originais  podem comprometer o funcionamento do sistema e, consequentemente, gerar maior edsgaste de peças e aumento do consumo de combustível".

Após a manutenção do sistema, o analista Técnico da América do Sul da Valclei, Leandro Lúcio Martins da Cruz, comenta que todas as bolhas de ar do líquido devem ser eliminadas, pois as mesmas também causam super aquecimento. "No ato da manutenção, use sempre aditivo e peças de qualidade e de procedência confiável".

O gerente comercial da Iguaçu, Afonso Maurício Lopes, também orienta que alguns itens sejam substituídos durante a manutenção preventiva. "Substituição da válvula termostática, do termo interruptor, dos sensores do líquido e do ar, dos conectores do eletro-ventilador, das mangueiras, da tampa do reservatório de expansão e do aditivo que deve conter etileno".

A falha ou desgaste de qualquer peça que faz parte do sistema de arrefecimento compromete todo o seu funcionamento, podendo causar danos graves ao motor. Para isto, o diretor da Reach Radiadores, Marco Aurélio S. Cardoso, aconselha a troca do líquido de arrefecimento a cada 30.000 Km ou uma vez ao ano, e inspeção dos demais componentes uma vez por ano.

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