ORIENTAÇÕES PRÁTICAS

Paciência com o trânsito e revisões em dia.




Com o uso rotineiro dos automóveis, principalmente nas grandes cidades, é fundamental que o proprietário do veículo siga as instruções do fabricante, mantendo a rotina de revisões e a manutenção dos componentes vitais à “saúde” do carro e à segurança do motorista. No perímetro urbano, como o trânsito do cotidiano costuma apresentar com maior freqüência retenções e dificuldades, o desgaste dos motores tende a ser maior também, já que se exige muito mais do carro, com tantas paradas e partidas.

Assim sendo, o nível do óleo passa a baixar mais, na medida em que o motor apresenta disposição às folgas e o veículo, à queima parcial na câmara de combustão. Motores com mais de 100 mil quilômetros rodados têm mais folga em determinados componentes internos que os veículos novos e, portanto, tendem a baixar mais o nível de óleo no cárter.



Abra o olho com a checagem de nível de óleo no posto!




Um dos procedimentos mais comuns acompanhado nos postos de combustivel é a checagem do nível do óleo, por parte dos atendentes. Correta e ideal à manutenção do veículo, a iniciativa requer, no entanto, um pouco de atenção por parte do motorista, já que muitas vezes os atendentes não perguntam pela marca e o tipo de óleo que você prefere ou mesmo sobre o que já está no reservatório do motor. Eles medem o nível e, se estiver baixo, completam com o óleo que tiverem no estoque.

Nesse momento, é importante ter paciência e aguardar pelo menos três minutos com o carro desligado antes de fazer a medição. Esse tempo é necessário para que todo o óleo do motor escorra para o cárter e assim permita uma correta avaliação do nível.
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