Carro de Ficção: DeLorean DMC-12

Ele só se tornaria um ícone anos depois do seu fim por obras de um filme que encantou gerações.

O engenheiro John Zachary DeLoren foi o idealizador do primeiro muscle car, o Pontiac GTO, em 1964, e foi na divisão mais esportiva da General  Motors  que ele ganhou fama em Detroit. Chegou aos altos escalões do grupo até que saiu da empresa, em 1973.


 DeLorean tinha o sonho de criar um carro esportivo de aço inoxidável, ideia que até apresentou á GM. Não houve interesse, mas ele não desistiu: fundou sua própria companhia. Em 1975 o desenho do cupê estava pronto nas pranchetas de Giorgetto Giugiaro, mas faltava financiamento. Com sua reputação dos tempos de executivo da GM e acesso a nomes influentes da indústria , ele custeou o projeto de 300 milhões de dólares com 4 milhões do próprio bolso, mais dinheiro de Wall Street, de revendedores , do governo britânico e até de TV Jonny Carson.


De posse do dinheiro, ele ergueu uma fábrica em Dumurry, na Irlanda do Norte. Influência da Lotus, o chassi em Y do carro era de fibra de vidro e resina conhecida como Elastic Rerservoir Molding (ERM).Completando a multinacionalidade, o motor V6 Peugeot-Renalt traseiro de 145 cv usava cabeçote Volvo e injeção mecânica Bosch. Na frente ,iam radiador e tanque de gasolina.
O aço inoxidável dos painéis da carroceria custava oito vezes mais que o aço estampado tradicional. Assim ela deveria resistir à corrosão ao menos 25 anos. Parafusos fixavam as chapas para facilitar a manutenção. Sem pintura nem polimento, a lataria só precisava de uma palha de aço especial para esconder arranhões. As portas asa-de-gaivota, eternizadas pelo Mercedes-Benz 300 SL 10954, não só conferia personalidade como segurança em colisão - o batente mais alto da porta fornecia um anteparo a mais contra impactos laterais. Embora conhecido depois como DMC-12, o modelo foi lançado em 1981 como DeLorean Sports Car e considerado caro, lento, falho no acabamento e bem menos visionário que a expectativa perto dele fazia supor.


Um exemplar 1981 da foto, a venda na loja Garage Imports, de Santo André (SP), nunca foi restaurado e está com 77.000km. A posição do volante é bem esportiva e as persianas traseiras não atrapalham a visão. Não se sente falta de potência do motor, mais sim de um melhor escalonamento de marchas, que são longas demais. A estabilidade é boa, o carro anda bem colado no chão e o forte nível de ruído no teto e na traseira é acentuado pelo peso da estrutura de aço e das portas pesadas.
As vendas caíram já no segundo ano e logo depois o governo britânico fechou a fábrica por irregularidades fiscais, deixando 2.000 carros prontos no pátio. Tudo caminhava para que o DCM-12 fosse mais um fracassado esportivo idealizado por um sonhador, quando ficou estrela no filme De Volta para o Futuro de 1985-o que motivou uma empresa do Texas a comprar o ferramental e voltar a produzir o cupê a partir de 2008. Ou seja, o status de ícone cultural do DeLorean surgiu só depois de seu prematuro fim e vem repercutindo até hoje, durando mais que o aço inoxidável de sua carroceria.

Ficha Técnica:

DeLorean DMC-12
Motor:
6 cilindros em V de 2,8 litros
Potência: 145 cv e 5.750 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas ou automático de 3
Carrocerias: Cupê
Dimensões: comprimento, 426cm;
largura, 184cm;
altura, 184cm;
entre eixos, 242cm;
peso, 1.042kg
Desempenho: 0 a 96km/h em 7,8 segundos e
velocidade máxima de 216km/h

4 Rodas

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