Verdades e Mitos sobre carros elétricos



Muito se fala mas pouco se sabe sobre os carros elétricos. Veja abaixo alguns mitos e verdades sobre esses carros que estão sendo muito comentados no mundo todo:

1 - Carro elétrico é mais ecológico do que um modelo a combustão.
DEPENDE. Vai depender de como é gerada a energia. Em países como os EUA mais de 50% da energia elétrica vem de termoelétricas, que são altamente poluentes.

2 - Carros elétricos percorrem, em média, 100 km com uma carga.
VERDADE. O grande desafio da tecnologia é a autonomia. Um galão de gasolina pesa 2,7 kg e fornece 135 megajoules de energia. Para se ter o mesmo com energia elétrica, seria preciso uma bateria de íon-lítio de 340 kg.

3 - Posso levar um choque no carro elétrico.
MITO. As baterias têm alta voltagem, porém o sistema é extremamente protegido. Em caso de pane ou colisão, automaticamente todo o sistema é desligado.

4 - Carro elétrico pode ser abastecido em casa.
VERDADE. Mas é necessário instalar um aparelho especial na tomada convencional. Ele controla o fluxo de energia e preserva a vida útil e a eficiência da bateria.

5 - Carro elétrico consome por mês o mesmo que uma casa com três pessoas.
VERDADE. Para rodar a média brasileira de 37 km por dia, o consumo de um carro elétrico é de 184 kWh por mês. O custo é de cerca de R$ 0,05 por km rodado no país.

6 - Carros elétricos não fazem barulho
VERDADE. Entre as polêmicas que envolvem veículos elétricos está a criação de ruídos para deficientes visuais conseguirem identificar a aproximação do carro.

A grande verdade é que já existe diversas tecnologia para fazer um veículo funcionar. Mas o que acontece é que as empresas petrolíferas possuem muito poder e influência politica e economica, por este motivo os governos não dão espaço para essas novas tecnologias (Por serem mais baratas).

Já imaginou o Brasil sem a petrobrás? O quanto nós gastamos com combustível por ano? Pois é meu amigo, vivemos em um mundo capitalista, e governo nenhum irá abrir as portas tão fácil para essas tecnologias (Carros elétricos)

AutooblitzFonte: G1