Verdades e Mitos sobre carros elétricos



Muito se fala mas pouco se sabe sobre os carros elétricos. Veja abaixo alguns mitos e verdades sobre esses carros que estão sendo muito comentados no mundo todo:

1 - Carro elétrico é mais ecológico do que um modelo a combustão.
DEPENDE. Vai depender de como é gerada a energia. Em países como os EUA mais de 50% da energia elétrica vem de termoelétricas, que são altamente poluentes.

2 - Carros elétricos percorrem, em média, 100 km com uma carga.
VERDADE. O grande desafio da tecnologia é a autonomia. Um galão de gasolina pesa 2,7 kg e fornece 135 megajoules de energia. Para se ter o mesmo com energia elétrica, seria preciso uma bateria de íon-lítio de 340 kg.

3 - Posso levar um choque no carro elétrico.
MITO. As baterias têm alta voltagem, porém o sistema é extremamente protegido. Em caso de pane ou colisão, automaticamente todo o sistema é desligado.

4 - Carro elétrico pode ser abastecido em casa.
VERDADE. Mas é necessário instalar um aparelho especial na tomada convencional. Ele controla o fluxo de energia e preserva a vida útil e a eficiência da bateria.

5 - Carro elétrico consome por mês o mesmo que uma casa com três pessoas.
VERDADE. Para rodar a média brasileira de 37 km por dia, o consumo de um carro elétrico é de 184 kWh por mês. O custo é de cerca de R$ 0,05 por km rodado no país.

6 - Carros elétricos não fazem barulho
VERDADE. Entre as polêmicas que envolvem veículos elétricos está a criação de ruídos para deficientes visuais conseguirem identificar a aproximação do carro.

A grande verdade é que já existe diversas tecnologia para fazer um veículo funcionar. Mas o que acontece é que as empresas petrolíferas possuem muito poder e influência politica e economica, por este motivo os governos não dão espaço para essas novas tecnologias (Por serem mais baratas).

Já imaginou o Brasil sem a petrobrás? O quanto nós gastamos com combustível por ano? Pois é meu amigo, vivemos em um mundo capitalista, e governo nenhum irá abrir as portas tão fácil para essas tecnologias (Carros elétricos)

AutooblitzFonte: G1

5 comentários:

  1. qual o nome desse primeiro carro ai em cima o pequenino pq se nao me engano ja vir um desses aqui e tenho enterece em comprar ?

    ResponderExcluir
  2. Quanto a " governo nenhum" eu nao concordo, aqui nos EUA eu tenho um carro convertido de gasolina para eletrico e o que temos é incentivos e muita facilidades para regularizar, o problema esta em nossa mentalidade brasileira limitada, nos achamos bons demais o que impede de crescermos.

    ResponderExcluir
  3. As contas estao erradas
    O rendimento das baterias e de 50% apenas, alem de serem trocadas a cada dois anos, sem que possam ser realmente recicladas.

    Por conta do consumo dos carros eletricos ser altissimo, nao havera geracao de eletricidade suficiente para suprir a frota.

    ResponderExcluir
  4. Quanto ao carro la em cima provavelmente e um Smart.(Luhan)

    Antonio. Acho que o problema do carro eletrico no brasil nao e os brasileiros e sim a politica cannibal de altas taxas e que inviabilizam qualquer novo projeto. eu tambem tenho um carro eletrico convertido por mim aqui nos EUA e estou adorando. acho que tem tudo pra dar certo no brasil, so precisamos realmente de um sistema de abastecimento inteligente, que possa alem de carregar as baterias fazer com que elas funcionem como um banco de reservas. grande abraco a todos do Brasil!!!

    ResponderExcluir
  5. não necessariamente usariamos apenas as concessionarias para abastecimento , temos uma , o que realmente seria dificil principalmente nos momentos de pico, ,mas , se a mentalidade dos brasileiros "mudassem" poderiamos condicionar energia associada à essa concessionaria para suprir tal necessidade e um dos meios mais indicados esta todos os dias sobre nossa cabeça, o sol, que nos da energia suficiente para ser convertida, armazenada .

    ResponderExcluir

Comente! Seu comentário é muito importante!